quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Síntese reflexiva sobre o uso de blogs


Os Blogs têm muito a contribuir para a prática pedagógica do educador visto que possui um potencial de interação, possibilita a construção coletiva de textos, também a construção colaborativa do conhecimento. Além disso, esta ferramenta é fácil de ser criada e proporciona a publicação de diversos conteúdos.
Com respeito aos aspectos positivos dos Blogs, Momesso (2011) destaca que um deles é

(…) o fato de o aprendizado tornar-se integrado e elaborado com a participação de todos (docentes, discentes e comunidade virtu­al), deixando de ser uma aprendizagem tradicional para transformar o processo em efetiva gestão do conhecimento por meio da colaboração. Outros fatores importantes e positivos com o uso dos blogs na escola seriam a criação e desenvolvimento de uma ética acadêmica; a melhoria da leitura e escrita; a promoção de habilidades e competência de leitura crítica e uma escrita mais elaborada; a melhoria na capacidade de ex­pressão; a criação de responsabilidades; a discussão da vida acadêmica; o conhecimento e o contato com outras culturas; o espaço de memória e de documentação do que se viveu. (p. 154, 155)

Analisando as palavras de Momesso (2011) percebemos que os Blogs podem atuar na Educação como potencializadores da prática pedagógica, contribuindo para uma aprendizagem significativa em que o sujeito passa a ser ativo na construção do conhecimento, pois tal ferramenta possibilita que tal construção seja realizada de forma dinâmica e colaborativa através de trocas entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem.
Por outro lado, os Blogs também podem apresentar pontos negativos, dentre os quais estão:

não saber utilizar a ferramenta pode causar nega­tividades, tais como: alta perda de privacidade; exposição da escola, do professor, do alunado; voyerismo; espetacularização do ‘ser’ e do ‘outro’; falta de segurança (os dados podem ser utilizados por qualquer pessoa, gerando crimes virtuais como plágio, roubo de senhas etc.); comentários não simpáticos; falta de tempo para atualização. (MOMESSO, 2011, p. 155)

Assim, vemos que para realizar o uso significativo dos Blogs e para que estes tragam positividade para a prática docente é necessário que seus usuários saibam como utilizar essa ferramenta, pois, do contrário, isto pode acarretar prejuízos ao bom andamento do trabalho pedagógico. Além disso, outro aspecto negativo do uso dessa ferramenta é o fato de que o blogueiro precisa manter seu Blog constantemente atualizado e também promover a interação, fatos estes que muitas vezes não ocorrem e que vem a prejudicar a potencialidade que essa ferramenta pode ter em termos pedagógicos para a Educação.
Atualmente, os educadores têm se conscientizado dos benefícios que os Blogs podem trazer à prática pedagógica e os têm utilizado cada vez mais. Isso mostra que o processo de aprendizagem dos alunos está começando a ocorrer de forma diferente, tornando-o mais crítico e capaz de opinar, intervir e construir o conhecimento através de trocas. Além disso, o processo de aprendizagem está se tornado mais dinâmico.
Dessa forma, percebemos que os Blogs podem contribuir e muito para o êxito da prática pedagógica visto que a potencializa se forem bem utilizados. Os Blogs possibilitam a construção colaborativa do conhecimento, permite que haja uma relação dialética entre alunos e professor, proporciona o desenvolvimento da criticidade, da expressão, da capacidade de intervenção e, também, a capacidade de leitura e escrita.

Referências bibliográficas:


MOMESSO, Maria Regina. web 2.0 e blogs educativos: espaço para a práxis discursiva na construção de identidades flexíveis e múltiplas do professor. Disponível em http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana5/Textos_de_apoio/Web2.0_blogs_educativos.pdf. Acesso em 21 junho 2012.



 Autora do artigo: Rejuany N. K. da Silva.

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